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O que é fraude em pesquisas online?


O que é fraude?


É considerada fraude qualquer ato malicioso, ardiloso, falsificação de documento ou de produtos, realizado com o intuito de lesar ou enganar alguém para obter vantagem para si ou para terceiros. A base da fraude é a má-fé e na legislação brasileira, uma fraude pode ser tanto uma infração quanto um crime passível de pena de prisão.


Como isso se aplica ao contexto de pesquisas online


Nos diversos campos da vida cotidiana, é possível encontrar diversos tipos de fraudes: fiscais, na internet, em concursos e vestibulares e as pesquisas online não estariam de fora.


É importante lembrarmos que uma pesquisa de mercado tem um objetivo, seja conhecer a opinião de usuários sobre determinados produtos, estudar o mercado, conhecer as demandas e necessidades da população para criação de políticas públicas e até estudos acadêmicos para pesquisas de remédios e novas tecnologias. Cada questionário é analisado e tem um peso muito importante para o projeto como um todo.


Num painel de consumidores, os tipos mais comuns de fraudes são:

  • Criar perfis falsos (Ex.: uma mulher de 40 anos cria um perfil com se fosse um homem de 30 anos imaginando que assim receberá mais convites para pesquisas)

  • Preencher os dados do perfil com dados falsos (Ex.: Colocar no perfil que tem filhos quando na realidade não tem nenhum)

  • Usar VPN ou mascarar IP para responder a pesquisas com limitação geográfica (Ex.: Um pesquisa onde apenas moradores de Salvador, mas alguém usa uma VPN para participar em outra cidade)

  • Respostas inconsistentes com intuito de receber a remuneração da pesquisa (Ex.: a pessoa percebe que a pesquisa é sobre pets e passa a responder como se tivesse um)

  • Entre outro.


Existem alguns comportamentos que apesar de não serem considerados fraudes, não são recomendados pelas regras do Painel e as melhores práticas de mercado:


  • Ter mais de um perfil no mesmo Painel (Ex.: A pessoa cria vários perfis com diferentes emails)

  • Responder os questionários de pesquisa com informações falsas (Ex.: No perfil a pessoa fala que ganha três salários mínimos mas quando responde uma pesquisa, informa que ganha 10 salários mínimos.O ideal é manter os dados do perfil atualizados)

  • Solicitar recompensas sem ter participado da pesquisa ou não ter o número mínimo de pontos (Ex.: A pessoa não tem o valor mínimo para receber uma recompensa mas vai até a BAP Store e solicita uma recompensa)


Como o Painel BAP lida com fraudadores?


Infelizmente, algumas pessoas se valem de comportamento malicioso imaginando assim poder obter vantagens financeiras. O comportamento fraudulento de uma pessoa pode comprometer todo o estudo de mercado, causando prejuízo ao cliente que contratou a pesquisa e ao painel que adoece com esse tipo de comportamento. Por isso, através da tecnologia, existem várias formas de evitar fraudadores:


Validação em diferentes passos

Reconhecimento de IP

Desqualificação de perfis suspeitos

Reconhecimento tecnológico de público alvo


Compromisso com a comunidade


O Painel BAP é uma comunidade aberta onde todas as pessoas são bem-vindas. E para podermos oferecer uma serviço de qualidade para clientes, parceiros e usuários, é necessário, além das formas tecnológicas de evitar fraudes nas pesquisas, em último caso banir usuários fraudadores para manter a qualidade das nossas pesquisas.



Referências


DIRETRIZES ESOMAR PARA PESQUISAS ONLINE


Using New Technologies to Mitigate Fraud in Online Research






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