A pesquisa de mercado é uma ferramenta importante na tomada de decisões de empresas e instituições. Através das pesquisas é possível conhecer as opiniões e demandas do público de forma rápida e eficiente. Já o consumidor, ao compartilhar suas ideias impacta diretamente nas escolhas das marcas e faz a diferença no mercado.
Pesquisa de mercado é o nome genérico que se dá a qualquer estudo mercadológico que consista na coleta e interpretação dados através da participação das pessoas respondendo questionários e dando suas opiniões.
Existem vários tipos de pesquisa, de acordo com as necessidades dos clientes e informações que se procura alcançar. Desde pesquisas quantitativas, qualitativas, questionário simples até os mais complexos, as pesquisas envolvem diversos profissionais que vão lapidar o banco de dados dos respondentes atrás de insights para entender os desejos e comportamentos dos consumidores.
A pesquisa de mercado oferece dados para que se possa analisar o contexto social e encontrar o melhor caminho para se divulgar um produto ou analisar a qualidade de um serviço, entre outras ideias que podem nascer do estudo e análise da parte mais importante de um negócio: as pessoas.
Por que é tão importante participar de pesquisas de mercado?
O Painel BAP é primeiro painel de consumidores afrodescendentes e tem por objetivo representar esta enorme fatia da população que representa 54% dos brasileiros e movimenta em média 700 bilhões de dólares por ano, além de ser o grupo social que teve mais ganhos em educação e financeiros na última década.
Discriminação em lojas, ignorância sobre as características culturais desses consumidores e falta de representatividade são fatores que levam consumidores pretos a não consumidores determinadas marcas e uma pesquisa de mercado é uma forma de medir o impacto do racismo nos seus negócios.
Sim, estamos falando de racismo e como ele impacta no dia a dia das empresas. O preconceito racial se apresenta de diversas formas e nas relações de consumo não poderia ser diferente. Quando uma pessoa é discriminada em uma loja, não se vê representada em um anúncio ou escolhe uma marca que se comunica melhor com ela, não é apenas reflexo de uma sociedade racializada, mas também perda direta de negócios, clientes e enfraquecimento das marcas. Todos perdemos com o racismo.
Sua opinião importa e vale dinheiro!
Apesar de todo o potencial humano e financeiro existente dentro da comunidade preta brasileira, marcas ignoram ou ainda não sabem como se comunicar com esse público e acabam perdendo potenciais clientes. PORÉM muitas empresas estão interessadas em entender as necessidades e demandas do público preto, por isso sua participação é importante.
Cada vez mais empresas querem saber o que pensam esses consumidores, entender
suas necessidades e suas idéias podem ajudam a mudar paradigmas sociais e democratizar padrões de representatividade.
Participando de pesquisas no Painel BAP, além de dar a sua opinião, você fortalece a voz da nossa comunidade, garante que haja participação de pretos nos estudos de mercado e como recompensa, você ainda pode receber dinheiro ou produtos e serviços de afro empreendedores na BAP Store, formando assim um ciclo de prosperidade.
Todos somos consumidores! Participe!
Equipe Painel BAP
Comments