Por que não consigo responder as pesquisas?
Você recebe um convite para pesquisa, começa a responder as perguntas e de repente, quando menos espera, recebe a mensagem de que não faz parte do público alvo do estudo de mercado. Mas por quê? Por quê?
Screenout. Qualquer pessoa que trabalhe em um painel de consumidores tem pavor dessa palavra. Os participantes das pesquisas se irritam quando ela acontece e a nossa equipe reza todos os dias para que a tecnologia e os deuses nos livrem deste mal. Que palavra é essa que apavora alguns e tira a paciência de outros?
Para entender o que é screenout é preciso saber como é feita uma pesquisa de mercado. Muitas vezes quando um cliente quer realizar uma pesquisa, ele busca um perfil determinado para responder os questionários. Este perfil pode ser etário, geográfico, consumo de determinado produto ou interesse por tal e qual assunto. O problema é que por mais que tenhamos mais de 100 perguntas no perfil, muitas vezes as pessoas não preenchem todos questionários ou mesmo sabendo quais tipos de bebida a pessoa mais gosta, o cliente busca o consumidor de uma marca específica e não resta outra forma senão perguntar. E é aí que o problema pode acontecer.
Screenout é quando o painelista recebe um convite,
responde as perguntas iniciais,
mas não consegue responder o questionário
porque não faz parte do público alvo do estudo
Em geral, estas perguntas de qualificação devem acontecer em no máximo cinco minutos para que o perfil seja identificado e o painelista não perca seu tempo. Mas nem sempre é o que acontece, alguns questionário podem apresentar erros e a pessoa acabar sendo eliminada depois de cinco, dez minutos. Outra coisa que também pode acontecer é que enquanto a pessoa está respondendo as perguntas iniciais, outras pessoas com perfil similar estejam mais avançadas e acabem terminando o questionário e causado que a outra pessoa seja eliminada.
Keep calm, em breve você receberá mais convites
Alguns membros acabam ficando bravos com a gente e com razão. Nós também ficamos chateados pois para nós, quanto mais pesquisas forem completadas e mais dinheiro vocês ganharem respondendo os questionários melhor.
Para nos consolarmos, sabemos que todos os painéis e pesquisas quantitativas enfrentam esse problema. Por isso contamos com a paciência e a parceria de nossos membros para que o painel possa crescer e sempre remunerar os membros que aceitem participar das pesquisas.
Algumas dicas para evitar o screenout
Apesar de ser uma característica da pesquisa quantitativa, é possível fazer algumas coisas para evitar o screenout e participar de mais pesquisas remuneradas:
Mantenha seu perfil sempre atualizado
Sempre responda os convites, mesmo se não quiser responder a pesquisa
Caso você seja eliminado de uma pesquisa após 5 minutos, entre em contato para verificarmos se houve algum problema com o projeto.
Fique calmo! Em breve você receberá novos convites e poderá participar
Sabemos que é chato e frustrante, mas contamos com a paciência de vocês para que o Painel BAP possa crescer e oferecer um serviço ainda melhor para nossos Membros.
Um abraço da
Equipe do Painel BAP
Comments