top of page

Qual a importância de fazer uma pesquisa de mercado?



Você já deve ter ouvido que pesquisa de mercado é um recurso que pode ajudar sua empresa a melhorar o desempenho… Mas, na prática, o que isso representa? Qual a real importância da pesquisa de mercado para um novo produto, serviço ou campanha a ser lançada? São questões fundamentais para as quais qualquer profissional precisa estar bem conhecedor, até para justificar um investimento desse junto à corporação.


Os dados identificados em um levantamento como esse permitem identificar fatores que podem ser decisivos para impactar o resultado do seu negócio. Ou seja: qual a percepção do público quanto à sua empresa ou mesmo o impacto da comunicação da marca concorrente ante ao consumidores.


Para esclarecer melhor sobre isso, relacionamos cinco situações em que é possível descrever claramente a importância de fazer uma pesquisa de mercado. Quem sabe você já não colhe alguns insights para replicar em sua empresa, hein?


1 - Novo produto


Ao desenvolver um novo projeto, sua empresa pode fazer uma pesquisa de mercado para identificar como deve ser a composição, qual preço é adequado e quais pontos de venda ele precisa estar presente. Isso contribui para uma maior assertividade nas estratégias.


2 - Novo serviço


Fazer uma boa pesquisa de mercado antes de trazer um serviço ao público ajuda a entender melhor as oportunidades e os riscos diante dele. Isso significa mais chances de obter bons resultados, evitando falhas que podem comprometer o lançamento do serviço.


3 - Imagem da empresa


Um levantamento eficaz de informações propicia ainda diagnosticar qual a percepção dos variados públicos com relação à imagem da empresa. O que significa dizer entender melhor quais pontos podem ser melhorados na comunicação e direcionar ações estratégicas que venham ao encontro de melhorar a exposição da marca.


4 - Lançar uma nova empresa


Nesse caso, uma pesquisa de mercado ajuda a direcionar oportunidades e desafios para os quais o empresário deve ficar atento. Isso reduz a margem de falhas nas operações e, principalmente, dá mais segurança aos investimentos a serem feitos.


5 - Expansão de operações


Ao seguir para novos ramos ou crescer com as operações, é natural que as corporações tenham mais dúvidas que certezas. E uma boa pesquisa de mercado ajuda a compreender melhor o contexto e dar mais segurança na aplicação de estratégicas.

Kommentare


bottom of page